terça-feira, 17 de maio de 2011

Cidade de Pombal



Pombal
Pombal é uma cidade portuguesa da região centro, pertencente ao Distrito de Leiria, situada nas margens do rio Arunca, entre Coimbra e Leiria. Foi elevada a Cidade em 16 de Agosto de 1991.

Conta com uma área de 626.12 km2 e um número estimado em 2008 de 59.858 habitantes.

Este município é constituído por 17 freguesias: Abiul, Albergaria dos Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, Santiago de Litém, S. Simão de Litém, Vermoil e Vila Cã.

Ao contrário do que à primeira vista se pode supor Pombal é um concelho plurifacetado, com motivos de grande interesse paisagístico, histórico-monumental e etnográfico. Alguns dos privilégios deste concelho relativo à sua natureza paisagística, é desfrutar de áreas naturais como serra e mar.

Este município goza ainda de espaços de lazer, arte, cultura, divertimentos diurnos e nocturnos, bem como as festas tradicionais.

Relativamente as ocupações de lazer existem nomeadamente o Cosy Bowling; Aquaparque; Palace Kiay, entre outros.


Teatro-Cine de Pombal
No que diz respeito a arte e cultura, este dispõe de Museus; bibliotecas; teatro-cine; a Praça de Touros - que curiosamente é a mais antiga de Portugal e na qual ainda se realizam as típicas festas bravas. Tem ainda o Castelo dos Templários datado 1128.

De entre as diversas festas tradicionais celebradas no concelho de Pombal, destaca-se as festas do bodo que remonta a idade média. Esta comemoração está ligada às colheitas, abundância, solidariedade e acção de graças. A sua popularidade ainda hoje perdura, mantendo-se como as festas mais importantes do concelho de pombal.


Convento do Cardal
É nesta terra de pombalenses que estão bem patentes as marcas deixadas por uma história riquíssima, onde se encontram expressas as influências de grandes senhores, como os Condes de Castelo Melhor que mandaram construir a Igreja do Cardal e o Convento de Santo António, e o Marquês de Pombal que mandou construir o Celeiro e o edifício da Cadeia, actualmente ambos a funcionar como Museu.

Respeitante a actividade económica, o facto de a cidade ter sido atravessada pela rodovia mais movimentada do país, a estrada Lisboa – Porto, conferiu-lhe relevo e desenvolvimento neste âmbito, bem como o caminho-de-ferro que marcou de modo decisivo o concelho.

Pombal deu o seu primeiro surto industrial colocando-se numa posição de foco nacional, principalmente na transformação de produtos resinosos. Actualmente possui dois principais pólos industriais, na periferia da cidade, sendo um deles dos mais antigos do país.

A indústria pombalense é de uma grande diversidade na área das indústrias transformadoras, como o demonstra o número de empresas existentes. As que apresentam raízes mais antigas estão ligadas à silvicultura (serrações de madeiras). Mas a maior de todas as riquezas está na gema do pinheiro, cuja exploração industrial e comercial envolve alguns milhares de pessoas, o que torna Pombal o centro resineiro de mais relevo no País.

Sem comentários:

Enviar um comentário