terça-feira, 17 de maio de 2011

Início do Percurso

O grupo de formandos do curso EFA NS de Técnico de Contabilidade, de dupla certificação – nível 4, que confere o 12º ano de escolaridade e uma qualificação profissional no âmbito de Técnico/a de Contabilidade, que teve o seu início no dia 03 de Maio de 2010 e que terminará no dia 21 de Julho de 2011, após a formação em contexto de trabalho. O Curso decorre nas instalações da entidade formadora Fachonet.

Durante o período de formação, os formandos desenvolveram nas sessões diversas acções/trabalhos e actividades integradoras. Assim, através da realização de uma Actividade Integradora, o grupo pretende apresentar um inquérito, no qual se encontra reflectido todo o trabalho desenvolvido ao longo da formação.

O nosso grupo é constituído por 16 formandos, sendo este um grupo heterogéneo, composto por 1 homem e 15 mulheres.

- Adália Gonçalves Freire
- Adília Pereira Cordeiro Marques
- Alexandra Isabela Dias Ferreira
- Ana Paula Gonçalves Padeiro Bento
- Anabela Maria Domingues Santos Fernandes
- Ascenso Leitão da Silva
- Célia Antunes Mota Cordeiro
- Céline de Oliveira
- Cláudia Sofia Brás Ribeiro
- Lúcia Oliveira Ramalho Lourenço
- Lúcia Paula Simões Gomes
- Maria de Fátima Marques Cruz
- Maria Lucília Marques da Silva
- Patrícia Isabel Antunes Ferreira
- Paula Alexandra Dias Mata
- Sofia Isabel Nunes Teixeira


Caracterização do curso EFA

 
O Curso de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA NS) é uma oportunidade de qualificação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações.

Este curso desenvolve-se através de percursos de dupla certificação (escolar e profissional) ou, sempre que tal se revele adequado ao perfil e história de vida dos adultos, só de habilitação escolar, recorrendo para tal aos catálogos emanados pela Agência Nacional para a Qualificação, os quais se encontram disponíveis na plataforma da mesma em http://www.anq.gov.pt/

O Curso EFA NS  é  indicado para adultos que:

- tenham idade igual ou superior a 23 anos; 
- pretendam completar o 12º ano de escolaridade;
- Condições de acesso;
- 9.º, 10º, 11º ou o 12º incompleto;
- desejam obter uma dupla certificação (escolar e profissional).


Perfil de saída

Este curso tem como objectivo possibilitar que o/a profissional realize de forma autónoma, todos os registos e o tratamento de dados contabilísticos de uma empresa ou serviço público.

Actividades Principais
Organizar e classificar os documentos contabilísticos da empresa ou serviço público.
Efectuar o registo das operações contabilísticas da empresa ou serviço público.
Contabilizar as operações da empresa ou serviço público, registando débitos e créditos.
Preparar, para a gestão da empresa ou serviço público, a documentação necessária ao cumprimento
das obrigações legais e ao controlo das actividades.
Recolher dados necessários à elaboração, pela gestão, de relatórios periódicos da situação económico-financeira da empresa ou serviço público.
Organizar e arquivar todos os documentos relativos à actividade contabilística.


Apoios: Este curso é co-financiado pelo FSE através do POPH


 

Cidade de Pombal



Pombal
Pombal é uma cidade portuguesa da região centro, pertencente ao Distrito de Leiria, situada nas margens do rio Arunca, entre Coimbra e Leiria. Foi elevada a Cidade em 16 de Agosto de 1991.

Conta com uma área de 626.12 km2 e um número estimado em 2008 de 59.858 habitantes.

Este município é constituído por 17 freguesias: Abiul, Albergaria dos Doze, Almagreira, Carnide, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, Santiago de Litém, S. Simão de Litém, Vermoil e Vila Cã.

Ao contrário do que à primeira vista se pode supor Pombal é um concelho plurifacetado, com motivos de grande interesse paisagístico, histórico-monumental e etnográfico. Alguns dos privilégios deste concelho relativo à sua natureza paisagística, é desfrutar de áreas naturais como serra e mar.

Este município goza ainda de espaços de lazer, arte, cultura, divertimentos diurnos e nocturnos, bem como as festas tradicionais.

Relativamente as ocupações de lazer existem nomeadamente o Cosy Bowling; Aquaparque; Palace Kiay, entre outros.


Teatro-Cine de Pombal
No que diz respeito a arte e cultura, este dispõe de Museus; bibliotecas; teatro-cine; a Praça de Touros - que curiosamente é a mais antiga de Portugal e na qual ainda se realizam as típicas festas bravas. Tem ainda o Castelo dos Templários datado 1128.

De entre as diversas festas tradicionais celebradas no concelho de Pombal, destaca-se as festas do bodo que remonta a idade média. Esta comemoração está ligada às colheitas, abundância, solidariedade e acção de graças. A sua popularidade ainda hoje perdura, mantendo-se como as festas mais importantes do concelho de pombal.


Convento do Cardal
É nesta terra de pombalenses que estão bem patentes as marcas deixadas por uma história riquíssima, onde se encontram expressas as influências de grandes senhores, como os Condes de Castelo Melhor que mandaram construir a Igreja do Cardal e o Convento de Santo António, e o Marquês de Pombal que mandou construir o Celeiro e o edifício da Cadeia, actualmente ambos a funcionar como Museu.

Respeitante a actividade económica, o facto de a cidade ter sido atravessada pela rodovia mais movimentada do país, a estrada Lisboa – Porto, conferiu-lhe relevo e desenvolvimento neste âmbito, bem como o caminho-de-ferro que marcou de modo decisivo o concelho.

Pombal deu o seu primeiro surto industrial colocando-se numa posição de foco nacional, principalmente na transformação de produtos resinosos. Actualmente possui dois principais pólos industriais, na periferia da cidade, sendo um deles dos mais antigos do país.

A indústria pombalense é de uma grande diversidade na área das indústrias transformadoras, como o demonstra o número de empresas existentes. As que apresentam raízes mais antigas estão ligadas à silvicultura (serrações de madeiras). Mas a maior de todas as riquezas está na gema do pinheiro, cuja exploração industrial e comercial envolve alguns milhares de pessoas, o que torna Pombal o centro resineiro de mais relevo no País.

1ª Actividade Integradora "A Contabilidade e a Dinâmica do Mercado"

No dia 18 de Fevereiro de 2011, o grupo de formandos do Curso EFA-NS Técnico/a de Contabilidade efectuou a primeira Actividade Integradora no âmbito da Contabilidade e a Dinâmica do Mercado, a qual se realizou no auditório do Teatro-Cine, para empresários, formandos e Técnicos Oficiais de contas (TOC) do distrito de Leiria, intitulada “A contabilidade e a Dinâmica do Mercado”.

Esta actividade permitiu pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas sessões de formação, a nível das alterações dos impostos, nomeadamente IVA, IRC, IRS e ISP, bem como o novo Código Contributivo da Segurança Social, apresentando as alterações mais significativas.

Para consolidação dos conhecimentos e esclarecimento do público assistente, estiveram presentes os seguintes convidados: o Revisor Oficial de Contas (ROC), Doutor Manuel Domingues, o Sr. Presidente da Câmara do Concelho de Pombal, Eng.º Narciso Mota, o Director da Unidade de Identificação, Qualificação e Contribuições do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, Dr. Orlando Antunes, assim como os Presidentes da Associação Industrial e Comercial de Pombal, Eng. Rodrigues Marques, e da Associação de Comerciantes de Pombal, Sr. Manuel Gonçalves.


No âmbito da actividade integradora foi ainda desenvolvido um filme sobre a história da contabilidade, tendo sido apresentado durante o seminário.



No final da actividade, a maioria dos presentes manifestaram o seu agrado, comentando que tinha sido um sucesso e que tinha sido relevante para esclarecimento dúvidas e para informação profissional.

Para nós, formandos, esta actividade foi um desafio importante. De facto, conseguimos ultrapassar os nossos medos e incertezas, excedendo as expectativas e alcançando os objectivos pretendidos.

2ª Actividade integradora "Pombal - O nosso Tecido Empreserial"

No âmbito do curso, o grupo de formandos de Técnico de Contabilidade preparou e organizou a 2ª Actividade Integradora, desenvolvida no decorrer do Curso EFA. Esta actividade teve como início o dia 18 Abril de 2011 numa recolha de dados através do preenchimento de questionários intitulados: "Pombal - O Nosso Tecido Empresarial". Nós, os formandos, acompanhados pelos Formadores, deslocamo-nos à sede das empresas com o intuito de recolher dados das mesmas. Estes foram facultados pelos Sócios Gerentes/Administradores das Entidades em questão. O inquérito realizado teve como objectivo a caracterização das empresas, a gestão e administração, a organização da mesma e a responsabilidade social.

Para ser possível a caracterização do tecido empresarial de Pombal, foram realizados vários inquéritos que foram realizados nos dias 18 e 19 de Abril de 2011 em diversas empresas, dos vários sectores de actividade, da freguesia de Pombal. Deste modo, foram elaborados inquéritos em contexto de sala, que permitiram uma abordagem directa aos representantes das empresas. Os inquéritos abrangiam diversas áreas desde a Caracterização, a Gestão/Administração, a Organização e a Responsabilidade Social das empresas.


A Caracterização da empresa incidiu sobre a actividade, o seu inicio, o número de colaboradores e a respectiva nacionalidade, o género e as habilitações literárias, quer dos órgãos estatutários quer dos colaboradores. Na Gestão/Administração destacaram-se os objectivos, o volume de negócios, em que mercados se realizam as transacções, a tomada de decisões, apoios financeiros e instituições bancárias. No que respeita à Organização da Empresa, visaram-se o arquivo, a contabilidade, a gestão, auditorias, ferramentas de divulgação e as novas tecnologias.
Relativamente à Responsabilidade Social referiram-se os estágios, a preservação do meio ambiente, energias renováveis e iniciativas sociais. O grupo de 16 formandos foi dividido em 4 grupos de 3 pessoas e um de 4, devidamente acompanhados por um formador. Estes questionários foram analisados e trabalhados em sala, onde foi desenvolvido um estudo estatístico complementado por gráficos.

Para visualizar o estudo realizado clique => Estudo


Para visualizar a apresentação realizada clique => Apresentação

Visitas de estudo ao " Arquivo Municipal de Pombal"

O curso EFA – NS de Técnico/a de contabilidade realizou uma visita de estudo ao Arquivo Municipal de Pombal, em Maio de 2010. Esta visita consistiu em aprofundar os conhecimentos adquiridos na UFCD de Arquivo – Organização e Manutenção, bem como visualizar a organização e procedimentos do mesmo.

Durante a visita, tivemos a oportunidade de ver os diferentes espaços de tratamento de documentos, os procedimentos para os arquivar, bem como os tipos de arquivos existentes.

Esta visita foi de grande relevância, porque ficamos a conhecer diversos documentos inerentes ao Concelho de Pombal, a nível histórico e cultural.

O Arquivo Municipal de Pombal é considerado o mais bem organizado e estruturado no Distrito de Leiria.

Visita de estudo a "Lisboa – Assembleia da República e Mosteiro dos Jerónimo"

No dia 14 de Julho de 2010, o curso EFA - NS de Técnico/a de contabilidade deslocou-se a Lisboa para uma visita de estudo. Chegámos à Assembleia da República, onde nos esperava uma guia que nos deu a conhecer toda a história do edifício e da vida política do nosso país, bem como os nossos direitos e deveres como cidadãos europeus. De seguida, fomos até ao Jardim de Belém, onde almoçamos, num lindo lanche partilhado.

De seguida fomos visitar o Museu da Presidência, no qual tivemos a oportunidade de visualizar as simbólicas ofertas de presidentes de vários países, das visitas dos mesmos, assim como também medalhas de condecorações, das ordens Honorificas Portuguesas. Estas fixam uma tradição centenária, praticamente desde os alvores da nacionalidade.

Para terminar esta visita de estudo, prosseguimos para o Mosteiro dos Jerónimos, sendo o nosso guia o formador de cidadania Victor Morgado que nos deu a conhecer a grandiosa obra dos descobrimentos. Ficámos a conhecer a história do Mosteiro e quem lá ficou sepultado.

Visita de estudo ao "Museu do Marquês"


Em Fevereiro de 2011, o grupo EFA-NS Técnico/a de Contabilidade deslocou-se à praça Marquês de Pombal, em Pombal, a fim de visitar três espaços, sendo eles o Museu do Marquês, o de Arte Popular e o Celeiro do Marquês de Pombal.

O museu Marquês de Pombal encontra-se instalado na antiga cadeia velha de pombal. Este edifício foi mandado construir pelo Marquês de Pombal no ano de 1776, bem como o celeiro, tendo ambos uma construção de estilo pombalino.

O Museu de Arte popular fica situado no interior do celeiro, o qual contém em exposição um espólio de cerca de 2000 peças de artesanato de todas as regiões do país.



 

Visita de estudo ao "Convento de Mafra"


No dia 27 de Abril deste ano, o grupo de formandos do curso EFA - NS Técnico/a de Contabilidade de Pombal participou numa visita de estudo a Mafra. Quando chegámos, o grupo foi logo assistir à peça de teatro "Memorial do Convento", dentro do Convento de Mafra. Esta peça de teatro tinha por base o livro de José Saramago "O Memorial do Convento", que criticava a construção do convento bem como a conduta da sociedade.

À tarde, o grupo teve a possibilidade de ir visitar o Palácio do Convento de Mafra. Fomos acompanhados por um guia, que depois de uma breve exposição histórica do local, nos mostrou o palácio. Este, à medida que a visita decorria, fazia uma ligação ente o convento, o Palácio, a Obra literária e a peça de teatro.

Entidade Formadora: FACHONET

Situada no coração do país - Pombal - (entre Leiria e Coimbra), a Fachonet, com sede na Rua de Santa Luzia, n.º 62, R/C - e Centro de Formação na Rua António Varela Pinto n.ºs: 33 e 37 - r/c - Pombal, foi criada em 19 de Outubro de 2001. A Fachonet  está, pela DGERT - Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, reconhecida como ENTIDADE FORMADORA ACREDITADA - Processo nº 3352.

Missão
A FACHONET tem como missão a realização de actividades formativas de alta qualidade, garantindo descrição, idoneidade, eficiência e elevado profissionalismo, visando a satisfação total de todos os seus utilizadores.
 
Política da Qualidade
A política da qualidade da Fachonet – Formação e Serviços de Informática, Lda. é assente no compromisso com os seguintes princípios:
- Satisfação de clientes, colaboradores e fornecedores;
- Optimização e melhoria contínua dos processos organizacionais;
- Criação/realização de actividades formativas de elevado valor acrescentado;
- Cumprimento dos requisitos de acreditação de entidades formadoras;
- Criação de competências e valorização de recursos humanos;
- Inovação permanente.
 
Princípios e valores
Os princípios que orientam o desenvolvimento da actividade da FACHONET são os seguintes:

- Profissionalismo e Rigor;
- Honestidade e Confidencialidade;
- Empenho e Dedicação;
- Espírito de Equipa e Respeito Mútuo;
- Criatividade e Inovação;
 

Contactos:
Representante Legal da Empresa:
Clementino Cruz - Telem: 917 564 738 - e-mail: geral@fachonet.com

Representante da Entidade:
Rui Nunes (Lic.) - Telem: 916 160 624 - e-mail: formacao@fachonet.com

Departamento de Contabilidade e Fiscalidade:
Carina Silva (Lic.) - Telem: 916 137 672 - e-mail: ccarina.silva@gmail.com

Sede e Serviços Administrativos:
Ana Cristina José - Telem: 916 137 672 - e-mail: anacristinajose@gmail.com

Sede:
Rua de Santa Luzia, nº 62 - r/c - 3100-483 POMBAL
Telef: 236 215 652  | Fax:  236 215 593

Centro de Formação:
Rua António Varela Pinto, nºs.: 33 e 37 - POMBAL